quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VITÓRIA - Relato da Semana Missionária


A Semana Missionária é constituída por muitos encontros marcantes.
O primeiro encontro ocorreu entre o jovem para consigo mesmo. Enfrentamos muitas situações novas, desafios e dificuldades, cada jovem foi colocado constantemente à prova e nessa dinâmica foi cada vez mais conhecendo seus limites, suas potencialidades e sonhos para um mundo melhor.

O segundo encontro se deu entre nós jovens e as pessoas, por ter realizado-se uma experiência de fé a amor com a comunidade e aqueles que nos acolheram. Por meio dessa proximidade estreita pelos dias de convivência, laços de amizade e companheirismo foram criados e fortalecidos a cada dia e que permaneceram para sempre na vida de cada um de nós.

O terceiro encontro foi a própria percepção do jovem para com a vida, surgindo a necessidade da busca de sentido, que se converteu no mergulho na espiritualidade.

Através da Semana Missionária pudemos dar mais valor as relações humanas, baseando-nos na partilha, gratuidade e gratidão. Passamos por muitas experiências, onde pudemos dar mais valor a tudo que temos. Algo que levaremos para o resto de nossas vidas, nunca esqueceremos das pessoas que nos acolheram, dos que nos receberam em suas casas sempre com um lindo sorriso no rosto. 

Aprendemos muito com a comunidade, principalmente de que não precisa de tudo para ser feliz.

A cada casa que passávamos parecíamos que nossa vida ia mudando 
pouco a pouco; era algo novo a ser passado, as pessoas nos acolheram como se fôssemos de sua própria família e compartilhavam com cada missionário sua vida, suas alegrias e tristezas.

E a recreação, cada criança ou jovem olhava nos missionários como um modelo, já que é difícil ter jovens que “perdem” as férias para ir a uma Semana Missionária. A cada sorriso víamos uma esperança. Percebemos que por mais que algo para nós represente inutilidade, para aquelas pessoas era uma felicidade sem fim. Aprendemos com elas a dar mais valor ao que temos.  

Resumindo, a Semana Missionária foi inesquecível. Nós missionários fomos pensando em ensinar, mas aprendemos muito mais. Espero que eu possa participar de outras missões, já que cada uma deve ser uma experiência diferente. Por ser minha primeira missão, eu gostei muito e levarei lições para a vida toda.

 Vitória Zanetti
2° Ano EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário