segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nova Missão Salesiana no Vietnã


 No dia 13 de agosto passado abriu-se, oficialmente uma nova comunidade de FMA na Inspetoria do Vietnam Maria Auxiliadroa (VTN), precisamente em Loc Tan, um altiplano onde habitam populações de etnias de minorias.
De maio de 2005, as Irmãs da comunidade de Bao Lac, numa distância de 5 km, cada dia, subia uma estrada difícil e perigosa, vão a Loc Tan, para trabalhar entre os jovens das etnias: formar os catequistas, dirigir o coral dos jovens e organizar as classes de alfabetização para os meninos. Ensinam, também, corte costura às jovens, promovendo sua vida e cuidam de um grupo de meninas internas.
À medida que essas obras se desenvolveram, pensou-se em constituir uma comunidade neste lugar. É bela e significativa a presença das primeiras Irmãs que trabalham a Loc Tan, Ir. Maria Khanh e Ir. Maria Van, no dia da constituição oficial da comunidade.
A cerimônia iniciou-se às 5h30 com a Santa Missa celebrada por Pe. K Cheo, um sacerdote de uma das etnias dessa zona. Estava presente a inspetora Ir. Teresa Uong Thi Doan Trang, a secretaria inspetorial, Ir. Anna Tran Thi Sang, a diretora da comunidade de Bao Loc, Ir. Cecília Nguyen Thi Bach Mai e as Irmãs desta comunidade.
Depois da Celebração Eucaristia, a inspetora leu o Decreto de Ereção Canônica da Casa de Loc Tan, que foi confiada à proteção da Beata Maria Romero Meneses. Ir. Anna Tran Thi Man é a primeira diretora dessa comunidade, junto a três outras Irmãs, que levarão avante a missão de promover e educar as mulheres e os jovens desta etnia, cuidar das meninas internas, fazer pastoral paroquial e visitar as famílias.
Esse evento tem um significado particular para as FMA do Vietnam, justamente no ano em que festejam os 50 anos de sua presença nesta nação, exprimindo o empenho de educar e evangelizar os jovens mais pobres e abandonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário