quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A SEMANA MISSIONÁRIA


O que foi a Semana Missionária

Reunidos com a inspiração motivadora de Dom Bosco e Madre Mazzarello, 19 jovens e três educadores salesianos abdicaram de parte de suas férias para estar com as pessoas, falar de Deus e levar alegria, esperança e paz aos que encontrassem.


Incerteza, uma certa tensão e um pouco de medo.

Assim os alunos convidados para participarem da Semana Missionária definiam o que estavam sentindo antes de embarcarem para Serra Azul, onde ficariam por toda a semana dos dias 17 a 25 de Julho.

No hall de entrada do Colégio, antes da partida, havia um forte clima de boa expectativa.

Nas palavras do aluno Leonardo Meda, do 2º Ano "Estamos assim um pouco nervosos porque estamos indo para um lugar que não conhecemos, para conviver com pessoas que não conhecemos. Dá um pouco de medo, claro, mas logo passa".

Logo depois da Celebração de Envio presidida pela Irmã Célia, acompanhados por suas famílias, os 16 alunos e 3 exalunos convidados para a Semana Missionária partiram para Serra Azul.

Acolhidos pelo Pároco, Padre Manoel do Espírito Santo e por toda a Comunidade Paroquial, todos sentiram-se em casa e colocaram-se imediatamente à disposição da proposta salesiana.

"Pensado e organizado a nível mundial, este trabalho é como uma moeda valiosa: apresenta duas faces onde pode-se ver seu valor, ao mesmo tempo único e diferente", sintetiza a Irmã Flávia, Coordenadora de Pastoral, explicando que a primeira face é a própria oportunidade de os jovens usarem de sua generosidade, pois estão doando seu tempo, seus talentos e uma semana de suas férias; os jovens têm a possibilidade de encontrarem-se com as pessoas, rezar com elas, abençoar as casas, ouvir as muitas histórias de vida, aconselhar, brincar com as crianças e formar os jovens.

A segunda face, não menos importante é aquela da cidade que recebe a missão: Nas Palavras do Prof. Altierez "por alguns dias tudo ganha um ar diferente, a presença dos jovens faz com que as pessoas percebam uma movimentação diferente e com uma intenção ainda mais diferente: falar de Deus e estar com as crianças. Não é comum ver jovens fazendo isso". De fato a cidade de Serra Azul acompanhou com interesse as atividades dos jovens durante todos os dias.

Os dois pontos altos da presença missionária foram a visita às famílias e às casas de manhã e as atividades com as crianças e com jovens à tarde. Segundo a Profª Gilda houve dias em que quase duzentas crianças compareciam às oficinas.

Para a aluna Lara Ricardo, do 3° Ano "foram dias muito felizes. Cada dia foi único e eu nunca vou me esquecer de cada pessoa e de cada história. Para mim foi um prêmio muito grande estar aqui com meus amigos e trazer a mensagem de Deus para tantas pessoas". "Aprendíamos mais do que ensinávamos", completa Bruna Turse, também do 3° ano.

Para Dona Maria Tereza, membro da Paróquia do Divino Espírito Santo, "cada manhã que chegava era uma nova alegria. Não sabíamos quais seriam os presentes que ganharíamos na convivência com os jovens de voces. Eu e minhas amigas do Apostolado da Oração nos emocionamos muito quando um jovenzinho foi até a casa de minha comadre e fez uma oração muito bonita e sincera. Nunca ouvi um jovem fazer algo assim".

Para todos nós, Comunidade Formativa do Colégio Auxiliadora fica também o sentimento de alegria e gratidão por tudo o que aconteceu naqueles dias de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário