terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tempo de Restauração: RETIRO BÍBLICO PARA JOVENS SALESIANOS - Por Bianca Bueno Fontanezi

“Nossa, é verdade que você vai para um retiro bíblico? Que coisa mais chata”. Foram essas as palavras que mais ouvi ao contar o plano de meu final de semana do dia 24/10/2010 a 26/10/2010. A minha resposta? “ Vou, e vai ser legal. Depois você verá as fotos”.

Com a maior certeza do mundo, eu não poderia ter escolhido melhor opção! Eu, irmã Flavia, irmã Célia Regina e Jaqueline, chegamos em Itapevi às 20.00horas da sexta feira! Assim que entramos no refeitório uma SURPRESA: todos nos aguardavam com as luzes apagadas quando as acenderam cantaram para nós e inundaram a sala com todo o calor e alegria que só jovens salesianos possuem!

A acolhida foi mútua, tanto os coordenadores quanto os jovens entraram em ritmo de retiro desde o início. A primeira dinâmica nos possibilitou conhecer melhor nossos companheiros desses três dias! A seguir fomos refletir sobre os presentes que os três reis magos deram a Jesus: o ouro, a mirra e o incenso. A reflexão foi a mais válida possível e tenho certeza que sempre será aplicada em nossas vidas: o ouro para coisas boas, o que Deus possibilitou em nossa vida; a mirra: pois nossa vida não é feita apenas do que desejamos, porém o sofrimento e a dor nos faz crescer e amadurecer; incenso : para sermos como o perfume que esse exala, caminhando entre todos e divulgando a Palavra de Deus.

Após cada leitura bíblica houve uma novidade : momento de “deserto”. A proposta foi inovadora: em meio a tanto verde, tanta natureza e beleza, ficaríamos quinze minutos a sós, apenas com nossos pensamentos. Na minha óptica, esse foi um dos clímaces do retiro. Um momento dedicado à você e Deus. Um momento de reflexão, interiorização e uma fuga do mundo tão corrido para outro em que só existe você e Deus. Um mundo maravilhoso de nossos pensamentos.

Portanto, houve sim momentos de intensa oração, porém era tudo tão dinâmico, de linguagem tão fácil e simples que nem percebíamos que estávamos rezando! E penso que isso é um atrativo ímpar para a evangelização dos jovens de hoje. Se todos tivessem a oportunidade de participas de um retiro como eu e a Jack participamos, os jovens teriam maior apreço por sua religião.

Além de toda a formação espiritual, do melhor estudo da bíblia e conhecimento sobre o catolicismo e até sobre nós próprios, teve também momentos de descontração, como a gincana bíblica( nosso grupo “Nazaré” ganhou), uma fogueira no último dia, inúmeras danças e canções ao violão!

O retiro com certeza me fortaleceu não só fisicamente (fugir um pouco da cidade de ir para um lugar afastado e com muito verde nos revigora!) mas também interiormente, ajudou na busca pelo transcendente (uma das melhores experiências da minha vida), ajudou pela busca dos meu verdadeiros valores!

Tenho certeza que o Senhor e Nossa Senhora me encaminharam para o retiro, e agradeço muito ao Auxiliadora por sempre me dar a oportunidade de evoluir como pessoa! Agora, o retiro se iniciou em Itapevi, mas quem assumi essa missão se torna eternamente responsável por ela. O retiro tem que ser diário, com nossas atitudes e palavras que juntas podem sim mudar o destino da humanidade! Caminhando no caminhos de Deus com ética e respeito ao próximo, o futuro pode sim ser mudado!!!


                        Bianca Bueno Fontanezi

Nenhum comentário:

Postar um comentário