quinta-feira, 14 de outubro de 2010


O texto abaixo é da autoria da Irmã Valéria, de nossa Inspetoria Santa Catarina de  Sena, que está no Haiti como misionária desde o início das calamidades que atingiram o país a partir dos terremotos no início do ano. Optamos por manter o texto ipses literis porque a Irmã Valéria não tinha à mão um teclado mais apropriado, visto que todas as obras salesianas foram muito atingidas pelos tremores de terra. Podemos nos perguntar o que a Irmã foi fazer lá no meio daquele grande tragédia? O que a motivou? Nesses dias em que nossas obras retomam o esforço para amenizar o sofrimento do Haiti, pense um segundo e responda: você teria coragem de ir também?


Bom dia e bom domingo

Já esta fazendo frio por ai???

Por aqui é calor eternamente e o dia amanhece muito cedo, por volta das quatro horas já está clareando. Essa é uma das duras adaptações que ainda tenho que fazer. Sou da família dos gatos que adora dormir sempre  um pouquinho mais, sabe como e? Não sou das que naturalmente são madrugadeiras, mas o que se fazer, não e mesmo? O sol me convida a ser!!!

Aqui é sempre calor há muita humidade pois trata-se de uma ilha.O curioso que por todos os lados por onde se vai se vê o mar: de um lado o Mar do Caribe e do lado leste, o Oceano Atlantico. Estou numa ilha, nem me imaginava um dia estar numa ilha.

A coisa mais incrível, é que a ilha é devastada, não encontramos muitos coqueiros à beira da praia e nem muitas árvores, quase nada. Tudo isso é fruto da plantação de cana-de-açúcar de outrora. 

Mas a situação é drástica, pois sem árvores, a terra fica desertica. Vindo  para o norte,pude ver com tristeza,a  montanha seca,literalmentesem arvores somente pedras.Uma terra de calcario pura e muita poeira.Algumas partes da montanha  em determinados niveis do caminho, uma savana rala com algumas arvores, e como e uma zona litoranea,as arvores que estamos acostumadas a ver na zona atlantica do Brasil,aqui nao existe. QUE COISA NAO?

E nao existe nada para ajudar a essa probre situacao, pois as pessoas ainda cozinham com carvao como meio de calor. E isso tem dois valores, um para a natureza e o outro para o bolso de quem compra e para quem vende.

Vemos pelas estradas,aqueles sacos tipicos cheios de carvao para serem transportados para as grandes cidades.Carvao fininho,pois as arvores grossas, ja nao existem mais.Que pena.

O gaz de cozinha e muito caro e somente poucas pessoas tem fogao a gaz, a maioria,cozinha com carvao ainda  e  isso ainda  no seculo  XXI.

Uma porcentagem muito alem da metade da populacao  nao
 tem trabalho eos que fazem algo sao trabalhos pesados,como transporte de mercadorias do porto ate a cidade em carrinhos de mao humana.

Quem tem alguma coisa para vender,vende nas feirinhas de beria de estrada ou num mercado publico, mas coisa muito simples que  cultivam nos quintais de suas casa,ou nas rocas nao  muito  longe da  cidade.

O que chega muito por aqui,  vindo dos  EUA, sao conteneirs de roupas e sapatos, entao que nao falta por aqui e roupa e calcados vindos de la,e inacreditavel de se ver.

Aqui na casa a onde estou das irmas,tambem secozinha com o carvao, pois e mais barato que o gaz.

Numa regiao proxima  a  praia,existem campos  de arroz, que  os chineses, tem uma  maozinha la  dentro,  mas  nao  e suficiente para  a procura  interna. Entao , muita importacao e no momento, muita doacao. Vejo sempre alimentos chegando do Brasil, MADE IN BRAZIL.

Nao  existe atualmente um  governo para tomar decisoes firmes,tudo esta ainda nas maos dos estrangeiros e essa cituacao parece nao ter fim. As casas  destruidas,, nao  foram ainda retiradas do lugar, pois falta maquinas e dinheiro do proprietario, pois fica muito caro. O governoque prometeu tirar os escombros, ,fica no silencio  e a vida continua nessa monotonia dos dias que se passam, sem se ver algo a mais nas ruas. Escolas,  provisorias  que ao meu ver seram permanentes,estao sendo construidas emm madeira quem tem sorte de ter um  padrinho no esterior,como nos, si nao, os pobres alunos, de escolas mais pobre,tem aulas em  tendas  em plastico  doadas por  organismos internationais, que esquecem que aqui e uma ilha e que faz muito calor.

Da pena de ver os alunos em suor dentro destas tendas, e eles sao centenas e centenas a estar nessa situacao. E O tempo passa sem grandes esperancas para essa populacao que a mais de 200 anos continua a sofrer a escravidao e a nao libertacao por completa.

O povo,tem uma alma religiosa pois e um meio de se consolar com o misterio,pedindo libertacao. Igrejas de todos os tipos,podemos ver  em todos os lugares e repletas, mas falta o lado pessoal de se colocarem apos rezarem,ao trabalho.

Esta previsto um grande terremoto aqui para o norte, dizem os especialista que esta muito quente no subterraneo da terra, nesse lugar,pois tem uma placa que se encontra  nessa zona norte.
grupos estao se mobilizando para ajudarem a conscientizacao da populacao, que espera  que Deus vai salvar e que eles nao tem o que fazer.

Os quarteis  internationais  que estao  presentes nessa regiao,estao comecando a formarem pessoas para serem multiplicadores da noticia e o que devem fazerem  num caso de
um terremoto,ou uma onda gigante...Quando vejo a seguranca das escolas,e das nossas, das igrejas e outras reparticoes e casa das pessoas, mesmo a nossa. em caso de acidente, nao temos por onde sair rapidamente, pois tudo  e feito com   muita  grade e sem portas a mais Os lugares de concentracao, soa muito numerosos,como igrejas e escolas.Estamos todas engajadas nessa formacao,vamos ver o que vaii dar. Nao e facil, mudar os costumes,e a mentalildade diante de uma situacao que ja esta cristalizada, mas que precisa mudar,pois podera haver muita morte se nada tiver feito como preventivo. A zona aqui e seria,pois de um lado,fica a montanha perto da cidade,da praia a montanha, uns 10 minutos  em carro.e do outro lado o mar.

A cidade foi construida de maneira irregular emcima do mangue, que agora esta saturada de casas e de lixo por todos os lados,pois nao tem coleta de llixo na cidade e com as coisas que chegam de fora,tudo embaladas com caixas em  papelao e garafas plasticas de todos as cores e procedencias, imaginem tudo isso,  boiando nos corregos e no meio das ruas por onde correm as aguas das casas,pois nao tem saneamento  basico e nem agua potavel tem
na cidade,da parte  publica.

A agua potavel,a populacao que tem dinheiro vai
comprar de setores privados, quem nao tem, se vira como pode

Aqui na escola das irmas, temum poco artesiano, somente que ele  so funciona com eletrecidade, e como todos os  dias falta energia,as criancas nao  tem agua no bebedouro para se servirem e com esse calor,ja viu o que e. Aqui precisaria  ou bomba manual para  tirar a agua quando falta energia, ou um sistema de placas solares para se tirar agua e  um reservatorio so para os bebedouros, pois bocas para beber tem e muitas.E o calor,e sempre e tudo isso custa.

A ajuda international,esta baseada nos lugares a onde o terremoto atingiu mais forte, enquanto os outros lugares menos atingidos,fica esquecida.

E ai me encontro, inacreditavel.Vou dando ideias na medida do possivel, para as irmas responsaveis ir  tentando entrar em contatos, mas a coisa vai devagarzinho.
Esta para ser aprovada,a construcao de umas salas para o internato,pois as meninas nao tem a onde estudar, e quando estao emcasa,estudam pelo chao. Ai Deus.E um colaborador americano que veio ver e estamos esperando o resultado se sim,ou nao. Sao meninas de varios lugares, que estao aqui, para estudarem.Umas sao de Port-au-Prince,outras de outros lugares,outras orfas...De
tudo um pouco.Servico nao me falta.

Bom, hoje domingo,e como tem energia eletrica e conexao, estou aproveiotando para escrever.
Bom domingo e boa festa da Santa Trindade.Que Ela, possa nos inspirar sempre o que fazer, em  situacoes  tao complicadas.Agora, na cidade,esta tendo manifestacoes quase todos os  dias,pois as  pessoas estao  se cansando, e ai as  coisas  esquentam  ainda mais.

Continuem  a rezar para esta  pequena  ilha aqui  no Caraibe,  tao  sofrida desde tantos anos atras.

Bom  domingo  e ate breve de novo.

Com  carinho meu abraco



"Só se vê bem com os olhos do coração"

Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário