segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ano Novo, vida nova.

Ao início de mais um ano, novas perspectivas surgem, novos desafios e novas promessas e sonhos. Algumas coisas são novas, mas a maior parte delas é velha. E há muita gente que, ao ouvir as palavras "velha", "antiga" etc, já pensam logo em uma coisa que passou, que já não serve mais, fora de moda, portanto, fora de uso. Olho para as "bugigangas" em meu quarto.



No entanto, esse olhar nem sempre corresponde à realidade. Devemos olhar para as pessoas, coisas e situações e prestar atenção em outros elementos que não são apenas a novidade. Há outras coisas para se observar. Em um objeto, uma coisa, devemos olhar para a sua funcionalidade, para o papel desempenhado diante de dificuldades passadas. Em uma pessoa, creio que devemos ter humildade e sabedoria de olhar para ela e reconhecer que, quanto mais velha, mais sabedoria de vida ela possui.



Curiosamente muitas pessoas de mais idade não gostam do adjetivo "velho", assim como jovens desavisados. Num dia desses eu estava no ônibus e me levantei para dar lugar a uma senhora de muitos anos. Um pouco irritada com o gesto, ela disparou:



- Por acaso o cavalheiro pensa que eu estou morrendo? POIS SAIBA QUE NÃO ESTOU E QUE FAÇO MUITO MAIS COISAS QUE ESSAS MENININHAS DE HOJE!!!



Por sorte havia uma jovem que me socorreu do mico e rapidamente ocupou o lugar vazio e agradeceu jovialmente à senhora.



- Obrigadinha, vovó...



Bom, conversas à parte, queria que pensassem um pouco nas coisas novas e velhas que "acontecem" em nossas vidas todos os dias.



Bom início de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário