segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SIMPLESMENTE SER!

Num jornal da cidade de Magdeburg foi publicado no dia 21 de março um artigo interessante, com a firma da jornalista Dorothee Wanzek, sobre as FMA que há poucos meses abriram a nova comunidade  “São José”  em Magdeburg , na Alemanha leste. A obra da casa é um novo campo de ação para Irmãs não mais jovens. Vivem na Paróquia que desde muito está sem pároco . Na pergunta de como será organizado o seu apostolado, responde  Ir. Katharina Schmid , a Diretora:
“Ser simplesmente presentes”. O próprio hábito religioso é um chamariz para a gente que não está habituada a ver Religiosas pelas ruas da cidade. As irmãs Salesianas são abertas e apreciam os encontros, por isso lhes encontramos muitas vezes no quarteirão.Um grupo de pedreiros, que está construindo um campo esportivo, as saúdam com alegria. Uma jovem se avizinha de uma delas e pergunta:
“Tu credes em Deus? Rezas? Posso vir encontrar- vos para ver como rezas? As Irmãs, naquela obra nova, tem tempo para  as pessoas, para responder às suas perguntas, para ensinar-lhes a rezar. Muitas vezes pediram a elas de falar de dom Bosco numa nova Paróquia que recentemente foi intitulada para o Santo dos jovens.
Irmã Apolonia sempre esteve com crianças e sabe lidar com elas! Por isso lhe pediram se podia guiar encontros de oração ecumênica numa vizinha Escola materna.
Na mesma cidade existe outra casa das FMA. Três Irmãs mais jovens levam à frente o Centro juvenil. A obra fundada quando Irmã Katharina era Inspetora, vai adiante muito bem, antes floresceu! O Bispo que 15 anos atrás promoveu esta fundação, tinha dado a elas  um programa importante:” AS FMA são chamadas para ajudar os jovens a tornarem-se pessoas, para atingir a maturidade como pessoas.
É esta a finalidade principal de suas obras. Para atingir  este fim qualquer idade das Irmãs é boa! è preciso simplesmente ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário